terça-feira, 4 de outubro de 2011

puri-purim


Ah! Quantas alegrias nos dá esta estada na floresta! Estamos aqui há apenas dois dias e, tamanha foi a nossa entrega para com ela que já no sentimos em casa! E como ela também se dá para nós!… Tantas frutas, tantos sons, tantas cores! De nossa parte, agimos com o maior respeito possível: fazemos silêncio, damos passagem às borboletas, atentamos para não danificar os brotos das plantas.

E que belo presente recebemos hoje! Encontramos no final da tarde alguns Puri-purins. São árvores grandes, com galhos espaçados e chegam a 20 m de altura. Seu tronco e galhos são muito finos e se agitam com o movimento da nuvem. Quando as flores se abrem completamente, emitem luz e desprendem-se dos galhos, sendo carregadas pelo vento para diferentes pontos do céu. Este evento acontece em uma noite de lua crescente a cada 10 outubros.Um dos exemplares tinha as flores maduras e de longe vimo-las voar! Corremos até o Puri-purim e - quem diria - nova surpresa!

Encontramos enroscado em um galho ainda balançante um sapatinho de fada. Estava roto, provavelmente por causa da fuga inesperada que a criaturinha empreendeu ao nos ver correndo em sua direção. As fadas sublimadas não se mostram facilmente. Recolhi o sapatinho abandonado, pois é algo muitíssimo admirável: elas os confeccionam com cristais de nuvem e fios de luz (embora para ocasiões especiais prefiram os fios de eletricidade). O que encontramos foi ainda salpicado com gotinhas de suco do fruto da Noturna, com fins ornamentais.

Lumenoite, amigos, e até breve!

Um comentário: