terça-feira, 20 de setembro de 2011

a tuliquídea


Ventania alegre, amigos!

Aqui quem fala é Valentina, irmã do Nico. Por causa do passeio que fiz com a Toquinha ontem, meu irmão me pediu para ficar pesquisando imagens de Tuliquídeas. O problema é que as Tuliquídeas são raríssimas, o plantio é muito difícil, quase ninguém conseguiu ver uma de perto. Durante o vôo eu avistei algumas, mas só uns pontinhos coloridos. Os gigantes as protegem tanto, mas tanto, que deve ser mais fácil falar com a orelha do que alguém conseguir gravar uma imagem! Meu irmão é muito legal mesmo...

Eis que fiquei o dia todo na Grande Biblioteca de Clareada e achei UMA imagem da Tuli (Tu-li-quí-de-a é muito comprido, fico cansada de escrever). Aqui está ela, olha que lindeza! Triste é a imagem estar em preto e branco, as Tulis brilham que nem sol na água! Deve ser por isso que os gigantes são tão protetores.

Segundo o livro Nimbottanica Clareada (de onde tirei essa imagem), quem fez o desenho foi o primeiro floricultor daqui, o seu Geranium Blóm. Esse livro é enooorme, acho que ele gostava mesmo das plantinhas.Vou copiar um trecho sobre as Tulis:

"As Orchis tuli-tuli, conhecidas em Clareada como Tuliquídeas, são plantas da família Nimbus Orchililiaceae. Devido à alta pressão atmosférica, frio e concentração de umidade necessários para seu desenvolvimento, as Tuliquídeas são encontradas em sua grande maioria nas Montanhas sem Fim. Os Gigantes que lá vivem, apreciam muito sua beleza e são os maiores (e talvez únicos) especialistas no plantio. Eles possuem uma extensa área da montanha dedicada totalmente ao cultivo da flor. Após um ataque à plantação no ano 30 de Clareada, os Gigantes não permitiram mais visitas e a existência das Tuliquídeas foi questionada por muito tempo. Elas possuem mais de 106 variações de cor, sendo a lilás e violeta as mais raras. Além de sua beleza, as flores são famosas por seu brilho intenso. Exploradores a usavam como guia no início de Clareada (...)"


                                           Últimas da Toquinha!

                                          • 9m de envergadura
                                          • 3,5m de altura
                                          • 5 de comprimento
                                          • Hoje eu não a levei pra dar uma voadinha e 
                                          agora ela tá toda tristonha.
                                          Acho que vou dormir lá fora com ela!


Nenhum comentário:

Postar um comentário