sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Lamenteira-de-luzia


Dia azul, amigos!

Acabamos de presenciar um momento de extrema beleza! Em nosso curso de vôo cruzamos um vale onde havia um belíssimo exemplar de uma rara árvore do Reino da Sublimação: a Lamenteira-de-luzia.

Frondosa, com folhas simples, de coloração entre rosada, que medem de 15 a 20 cm, esta espécie pode atingir 15 m de altura. Na idade madura, seu galho central produz no alto da copa a única flor de toda a vida da árvore que, ao desenvolver-se completamente, torna-se luminosa, desprende-se do cálice e flutua até encontrar uma região escura no céu, onde se fixa. Este processo pode levar até 80 anos, depois do que, a árvore definha até sua morte.

Eu nunca tivera a oportunidade de deitar os olhos sobre um ser como esse e há muito ansiava por este dia! Foi algo especial, pois a árvore que encontramos em nosso caminho já apresentava a admirável flor no início de seu desenvolvimento. Além disso, fomos presenteados com um espetáculo à parte: no justo momento em que passamos pela árvore, a porção de nuvem que a nutria choveu. Também a árvore condensou-se da base ao topo. Foi algo emocionante ver tão sólido ser liquefazendo-se, embora eu não tenha podido conter a tristeza de pensar que aquela flor jamais atingiria a maturidade. Felizmente, com a ajuda de um grande mergulho de Tôca, houve tempo para colhê-la e catalogá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário